Content Lab

Content Lab é um espaço de conteúdo especializado e curado em nosso site por um importante parceiro de negócios. Aqui você encontrará uma perspectiva de empresas que estão liderando verdadeiras transformações no dia a dia do nosso mercado.

Apresentação

Sou Natalia Zimerfeld, CMO da Capgemini Brasil e, pra mim, é muito importante este contato com vocês, que sabem como nossas atribuições vêm mudando: o líder de Marketing, cada vez mais, participa ativamente das decisões estratégicas das empresas: 74% dos CMOs têm responsabilidade sobre dados e tecnologia, crescimento do negócio (receita e lucro), e experiência do cliente.

A reconhecida sensibilidade do profissional de Marketing com relação ao comportamento humano segue sendo essencial para o sucesso das marcas, mas ela agora é manifestada pela interpretação dos dados para a tomada de decisões de negócios em tempo real. Quem foca nisso, está na frente: empresas que dominam o uso de dados lucram 22% mais.

Os dados ampliaram nosso poder de alcance e de interpretação dos desejos e necessidades das pessoas – não só clientes, como funcionários, fornecedores, parceiros de negócios... todos os stakeholders da marca. Com isso, podemos entregar melhor aquilo que as pessoas querem e precisam. Fazemos mais diferença à humanidade. Data make us human!

É claro que, no dia a dia, nem metade (43%) de nós consegue fazer o melhor uso dos dados. Ainda estamos lutando por ferramentas e metodologias mais eficazes, e por equipes qualificadas – só 11% dos profissionais de Marketing se consideram data-driven. Além disso, apenas 41% têm acesso a dados de outras áreas internas, que estão isolados em “silos” pela companhia.

Para o Marketing ser, realmente, movido a dados, a empresa inteira tem que ser movida orientada a dados. Todo mundo precisa se engajar e trabalhar junto nisso. E se existe alguém craque em engajar, somos nós, do Marketing. Está meio que nas nossas mãos.

E aí? Vamos mudar o mundo? Contem comigo!

Capgemini Research Institute

Nossa incrível máquina de insights!

Aqui na Capgemini a gente tem uma fonte de informação atualizada e confiável para análises de cenário e de tendências nos principais setores da economia: o Capgemini Research Institute, que é considerado um dos institutos de pesquisa mais inovadores do mundo.

Para mim, isso é que nem amar cozinhar e ter uma horta gigante no quintal! Dá só uma olhada no que a gente tem servido:

PLAYBOOK

UM NOVO MANUAL PARA CMOs: Por que os CMOs devem habilitar o marketing em tempo real para impulsionar o crescimento sustentado.

Acho este material muito útil. É uma análise dos desafios dos líderes e times de Marketing no atual momento da economia global. Qualquer um que ler esse “playbook” entende, na hora, porque os negócios – e não só o Marketing – precisam se tornar data-driven para sustentar o reconhecimento da marca, a satisfação do cliente e as taxas de conversão e retenção daqui para frente. O estudo diz que os profissionais data-driven obtêm 16 pontos percentuais a mais do que os outros na avaliação de desempenho… nada mal, né?!

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PLAYBOOK

DATA MASTERY: Como as Organizações Movidas a Dados Superam seus concorrentes.

Este estudo faz uma provocação bem interessante: o que a gente pode aprender com as empresas “mestres de dados”, que focam sua estratégia de negócios no uso de dados em tempo real. Um dos insights mais legais do estudo é que essas empresas “data masters” têm, em média, 22% mais rentabilidade, receita por funcionário 70% maior e rotatividade do ativo fixo 245% maior do que as outras!

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PLAYBOOK

Top Trends 2022

O que vem por aí? Quais as principais tendências para 2022 nos setores estratégicos de serviços financeiros, seguros e saúde, indústrias em que a ajuda da Capgemini é muito solicitada. Tenho uma dica boa: acesse os estudos antes de começar a fazer qualquer coisa para alguma desses três segmentos. Os e-books estão num formato super dinâmico, que vale a pena ler!

Saúde
Seguros
Serviços Financeiros

Histórias de Sucesso

Ninguém faz nada sozinho, né? Nossos parceiros têm importância central para atingirmos os resultados positivos que conseguimos nos projetos. A Capgemini é o parceiro número um na implantação de tecnologias desenvolvidas por gigantes como Salesforce, SAP, Microsoft, ServiceNow, AWS, Google e muitas outras. O que sustenta essa vantagem competitiva é que a gente mantém um time de especialistas altamente treinado e atualizado nessas tecnologias. O resultado aparece em cases, como estes:

Riachuelo

Transformação da Nuvem

TRANSFORMAÇÃO NA NUVEM PARA EXPANSÃO DA RIACHUELO
Oferecer uma experiência omnichannel perfeita é um grande desafio para qualquer empresa.
Esse desafio fica ainda maior quando falamos de um varejista líder de mercado, com mais de 300 lojas, 40.000 funcionários, três centros de distribuição e o maior parque fabril da América Latina.
A Riachuelo escolheu a Capgemini como parceira na estratégia e implementação do projeto transformação digital por conta da nossa experiência comprovada em outros varejistas ao redor do mundo.
A ideia toda da reestruturação não foi só o ganho de agilidade, flexibilidade e escalabilidade, nem a enorme redução de custos com o aumento da eficiência dos processos, e também não foi só pelo incremento da confiabilidade e da segurança digital. O motivo mais importante da mudança foi proporcionar uma experiência de compra cada dia mais ágil, prazerosa e à altura da expectativa do cliente. Dá só uma olhada neste vídeo sobre o case. Toda vez que eu assisto, penso como é importante para uma empresa ter um foco muito intenso no cliente em todas as suas ações.

Alpargatas

Jornadas de Pessoas ALPA

JORNADAS DE PESSOAS ALPA
É incrível como cresceu o conhecimento dos times de marketing sobre endomarketing, employer branding, employee experience e outras estratégias de atração e retenção de talentos. Tanto que o time de People da Alpargatas – essa centenária e admirada marca brasileira – contou com a experiência do seu pessoal de CX (customer experience), da área de marketing, para ciar a Jornada de Pessoas Alpa, projeto revolucionário de desenvolvimento de indicadores da experiência dos seus funcionários em vários pontos do relacionamento. A ambição da Alpa não é nada simplória: ela quer se tornar a melhor empresa para se trabalhar do mundo, com os melhores profissionais. Com esse nível de interesse na experiência do seu pessoal, parece que estão no caminho certo! Temos também um vídeo bem legal sobre isso:

Jáu Supermercados

Criação do E-commerce

CRIAÇÃO DO E-COMMERCE A JATO PARA REDE DE SUPERMERCADOS
O case Jaú Serve Supermercados simboliza toda essa história que temos falado muito ultimamente sobre time to market, agilidade e interdisciplinaridade que os novos tempos exigem das marcas. A empresa teve que construir, muito às pressas, sua infraestrutura de e-commerce por causa das restrições de circulação da pandemia. Interagindo com gestores de TI, marketing, vendas e demais áreas do Jaú Serve, o time Capgemini esteve à frente de uma história de sucesso que vale a pena conhecer! Tem este video aqui que conta essa história: