09h00 – 09h30 | Abertura e Apresentação do Curso
– Introdução ao curso e objetivos
– Apresentação dos participantes
09h30 – 11h00 | Módulo 1: O Que é Retail Media e Como Ele Evoluiu – Visão do Varejo
– Tamanho de mercado, tendência de crescimento
– O ecossistema de Retail Media: EUA, Europa, Latam, Brasil (RMNs, Tech, share)
– Definição de Retail Media 1.0 (Onsite Ads, Sponsored Products, Display)
– Introdução ao Retail Media 2.0 (In-Store Media, Offsite, CTV)
– Como funciona a monetização para os varejistas
– Diferença entre Trade Marketing e Retail Media
– Características essenciais do Retail Media: 1st party audience, closed loop e multi canais
Caso de Uso 1: Lançamento de produto sazonal Nestlé usando Retail Media (RMN1 + CPG1)
11h00 – 11h30 | Coffee Break
11h30 – 13h00 | Módulo 2: O Papel do Retail Media no Mix de Marketing das Marcas – Visão de Marketing
– Diferenças entre Retail Media e Digital Ads tradicionais (Google, Meta, Programática)
– Declínio do poder do Marketing e RM emergindo como uma disciplina que une branding e resultados
– Por que Retail Media é uma prioridade para marcas?
– Como Retail Media se encaixa no mix de mídia das marcas – % de investimento EUA e Brasil
– Como alinhar Retail Media com branding e performance
– Principais desafios para anunciantes – Mensuração e Padronização
– Tendência de concentração e consolidação no mercado
– Principais CPGs anunciantes
Caso de Uso 2: Como a Coca-Cola investe em Retail Media dentro e fora dos sites dos varejistas (RMN2 + CPG2)
13h00 – 14h30 | Almoço
14h30 – 16h00 | Módulo 3: Como Planejar uma Estratégia de Retail Media
– Definição de objetivos de campanha (awareness vs. conversão)
– Seleção de targeting baseado em objetivos de negócio
– Dimensionamento de cobertura e impactos por canal e objetivos de negócio
– Canais Onsite(sponsored search, display): objetivo, características, modelos de precificação: CPC, CPM, ROAS garantido, EXEMPLOS
– Canais Offsite (Social, CTV e Programática): objetivo, características, modelos de precificação, EXEMPLOS
– Canais In-Store (DOOH, radio, cunpons): loja física como canal de mídia, objetivos, características e precificação, EXEMPLOS
– Como canais se complementam – efeito da sobreposição de canais (Messy Middle Google)
Caso de Uso 3: Como a PepsiCo usa telas digitais, mídia offsite e promoções segmentadas em supermercados (RMN3 + CPG3)
16h00 – 16h30 | Coffee Break
16h30 – 18h00 | Módulo 4 – Workshop Prático: Criando um Plano de Retail Media Omnichannel
Caso de Uso 4: Estruturando um plano real em Retail Media, com canais Onsite, Offsite e In-Store (AGÊNCIA 1 + CPG4)
Mediação: Accenture, Cadastra ou ENext – trazem um caso real anonimizado e conduzem simulação de segmentação, escolha de canais e orçamento
Fechamento: explicam como se desdobrou a campanha, resultados, indicadores, etc
Finaliza com discussão e feedback