09h00 – 09h30 | Abertura e Apresentação do Curso

– Introdução ao curso e objetivos

– Apresentação dos participantes

09h30 – 11h00 | Módulo 1: O Que é Retail Media e Como Ele Evoluiu – Visão do Varejo 

– Tamanho de mercado, tendência de crescimento

– O ecossistema de Retail Media: EUA, Europa, Latam, Brasil (RMNs, Tech, share) 

– Definição de Retail Media 1.0 (Onsite Ads, Sponsored Products, Display)

– Introdução ao Retail Media 2.0 (In-Store Media, Offsite, CTV)

– Como funciona a monetização para os varejistas

– Diferença entre Trade Marketing e Retail Media

– Características essenciais do Retail Media: 1st party audience, closed loop e multi canais

Caso de Uso 1: Lançamento de produto sazonal Nestlé usando Retail Media (RMN1 + CPG1)

11h00 – 11h30 | Coffee Break

11h30 – 13h00 | Módulo 2: O Papel do Retail Media no Mix de Marketing das Marcas – Visão de Marketing

– Diferenças entre Retail Media e Digital Ads tradicionais (Google, Meta, Programática)

– Declínio do poder do Marketing e RM emergindo como uma disciplina que une branding e resultados

– Por que Retail Media é uma prioridade para marcas?

– Como Retail Media se encaixa no mix de mídia das marcas – % de investimento EUA e Brasil

– Como alinhar Retail Media com branding e performance

– Principais desafios para anunciantes – Mensuração e Padronização

– Tendência de concentração e consolidação no mercado

– Principais CPGs anunciantes 

Caso de Uso 2: Como a Coca-Cola investe em Retail Media dentro e fora dos sites dos varejistas (RMN2 + CPG2)

13h00 – 14h30 | Almoço

14h30 – 16h00 | Módulo 3: Como Planejar uma Estratégia de Retail Media

– Definição de objetivos de campanha (awareness vs. conversão)

– Seleção de targeting baseado em objetivos de negócio

– Dimensionamento de cobertura e impactos por canal e objetivos de negócio

– Canais Onsite(sponsored search, display): objetivo, características, modelos de precificação: CPC, CPM, ROAS garantido, EXEMPLOS

– Canais Offsite (Social, CTV e Programática): objetivo, características, modelos de precificação, EXEMPLOS

– Canais In-Store (DOOH, radio, cunpons): loja física como canal de mídia, objetivos, características e precificação, EXEMPLOS

– Como canais se complementam – efeito da sobreposição de canais (Messy Middle Google)

Caso de Uso 3: Como a PepsiCo usa telas digitais, mídia offsite e promoções segmentadas em supermercados (RMN3 + CPG3)

16h00 – 16h30 | Coffee Break

16h30 – 18h00 | Módulo 4 – Workshop Prático: Criando um Plano de Retail Media Omnichannel

Caso de Uso 4: Estruturando um plano real em Retail Media, com canais Onsite, Offsite e In-Store (AGÊNCIA 1 + CPG4)

Mediação: Accenture, Cadastra ou ENext – trazem um caso real anonimizado e conduzem simulação de segmentação, escolha de canais e orçamento

Fechamento: explicam como se desdobrou a campanha, resultados, indicadores, etc

Finaliza com discussão e feedback