Você precisa ver: o consumidor brasileiro não é mais definido pela idade

Si no ha recibido este número, suscríbase aquí

Tiempo de lectura: 6 minutos

TUS IDEAS DE LA SEMANA

  • O consumidor brasileiro não é mais definido pela idade.

    A pesquisa da Amazon Ads apresentada no CMO Day da Makers ganha o mercado e foi para o Estadão.

  • Da complexidade à eficiência: como a L’Oréal transformou contratações de marketing e eventos com o modelo EGM

  • Dignos de clicar: a curadoria que vai explodir sua bolha nessa semana.

 

 

O consumidor brasileiro não é mais definido pela idade. 

A pesquisa da Amazon Ads apresentada no CMO Day da Makers ganha o mercado e foi para o Estadão.

Uma matéria recente do Estadão, em parceria com a Amazon Ads, escancara um movimento que já vinha se desenhando no mercado brasileiro e que, para a comunidade Makers, entrou no radar ainda em 2025: o consumidor deixou de ser definido pela idade e passou a se organizar em torno de paixões, valores, interesses e comunidades.

Temos orgulho de essa pesquisa ter sido apresentada e discutida pela primeira vez no Brasil durante o CMO Day, encontro realizado pela Makers em parceria com Amazon Ads e como agora continua repercutindo em nosso mercado.

Reunimos líderes e CMOs que já estavam questionando os limites da lógica geracional no marketing e buscando novas formas de gerar conexão real com as pessoas.

O estudo que sustenta essa leitura foi conduzido pela Amazon Ads em parceria com a Strat7 Crowd.DNA, em mais de 11 países, incluindo o Brasil. Uma pesquisa robusta que ajuda a explicar por que segmentações tradicionais, baseadas apenas em dados demográficos, perderam potência em um cenário onde comportamento, cultura e contexto passaram a pesar mais do que o ano de nascimento.

Agora, vale retomar o que isso realmente muda para o mercado.

O fim do atalho geracional

Durante décadas, o mercado tentou entender pessoas complexas a partir de recortes simples. Idade, renda, gênero. Atalhos que fizeram sentido em um cenário de informação escassa, mas que hoje já não explicam o comportamento real.

A pesquisa revela que:

  • 84% dos brasileiros afirmam que seus interesses, hobbies e paixões os definem mais do que a idade.

  • 91% dizem que sua mentalidade é mais relevante do que o ano em que nasceram.

Isso desmonta a ideia de que gerações explicam comportamento. Duas pessoas da mesma idade podem viver jornadas completamente distintas, consumir conteúdos opostos e responder a estímulos totalmente diferentes.

Os próprios dados da pesquisa apresentam essa contradição:

  • 91% dos Baby Boomers acreditam que todos devem ter liberdade para ser quem realmente são

  • 43% da Gen Z dizem se esforçar para limitar o uso de telas

  • 79% dos Millennials afirmam priorizar a construção de segurança financeira

 

O que isso muda para as marcas

Para anunciantes, insistir apenas em recortes geracionais não é só ineficiente. Pode gerar estereótipos, perder relevância cultural e afastar conexões reais.

Segundo Carolina Piber, diretora-geral da Amazon Ads Brasil, existe hoje uma oportunidade clara para as marcas criarem conexões mais profundas ao se aproximarem das paixões e momentos culturais compartilhados, e não de estereótipos demográficos.

A pesquisa mostra que, no Brasil, 77% dos consumidores são mais propensos a se engajar com marcas que entendem seus valores e interesses, e não apenas seu perfil demográfico.

Quando valores, comunidades e comportamentos se tornam o centro da estratégia, a comunicação ganha autenticidade e contexto.

Dados que viram resultado

Essa mudança não é apenas conceitual. Ela já impacta performance.

Anunciantes que utilizaram a Amazon DSP combinando idade e interesses tiveram taxas de conversão até 2,2 vezes maiores do que campanhas baseadas apenas em idade. A leitura é clara: contexto amplia eficiência.

Isso acontece porque a jornada do consumidor deixou de ser linear. Hoje ela passa por streaming, podcasts, creators, e-commerce, conteúdo ao vivo e social, muitas vezes no mesmo dia, no mesmo dispositivo.

Como destacou Carolina Piber durante o CMO Day, o ecossistema da Amazon conecta esses pontos ao longo da rotina das pessoas, do Prime Video à Twitch, da Amazon Music, criando uma leitura integrada de comportamento.

 

O debate que aconteceu na Makers

No CMO Day, líderes como Olga Martinez (Sócia da Amelie Consulting), Chico Felitti (jornalista e criador do podcast A Mulher da Casa Abandonada) e Marina Pires (Country Managing Director na Monks) ajudaram a traduzir esse movimento em decisões práticas para marcas.

Olga trouxe uma leitura contundente sobre o momento atual: estamos vivendo uma desconstrução social em que antigos paradigmas geracionais já não se sustentam. A oportunidade está em tocar a fibra cultural do agora.

Marina reforçou que intenção e foco são inegociáveis. “Quem tenta falar com todo mundo não fala com ninguém.”

E Chico lembrou que boas histórias atravessam perfis demográficos. Uma pessoa de 70 anos pode se apaixonar por uma narrativa que, teoricamente, não foi “feita para ela”. O que importa é a força da história, não o rótulo.

Além das gerações

Ir além da segmentação por idade não é simples. Exige mais leitura cultural, mais estratégia e mais sensibilidade. Mas também abre espaço para narrativas mais autênticas, formatos mais relevantes e conexões mais duradouras.

As marcas que entenderem isso primeiro não apenas acompanharão a evolução do consumidor brasileiro. Vão ajudar a desenhar o próximo capítulo da mídia e do marketing no país.

Se aprofunde no relatório completo “Muito além do conflito de gerações” da Amazon Ads e explore mais insights.

Da complexidade à eficiência: como a L’Oréal transformou contratações de marketing e eventos com o modelo EGM

Por Taciane Brasil

Durante o Fórum de Compras e Sourcing 2025, realizado em São Paulo, o Grupo L’Oréal no Brasil apresentou como a adoção da BPool, plataforma de curadoria, contratação e gestão de serviços de marketing e eventos, centraliza a contratação de  diversos fornecedores por meio de um único contrato, agiliza processos e garante transparência, compliance – gerando feedbacks altamente positivos das áreas envolvidas.

O painel “O impacto do modelo EGM nas contratações de Marketing” reuniu Flávia Santos Bitencourt, Indirect Sourcing Manager do Grupo L’Oréal no Brasil, e Daniel Prianti, cofundador e co-CEO da BPool, com mediação de Marcia Lima, Head of Procurement/Indirect da Claro Brasil. A conversa destacou um desafio histórico do Procurement: lidar com serviços criativos, intangíveis e fragmentados, sem perder controle ou eficiência.

Antes da adoção da plataforma, a L’Oréal enfrentava desorganização das demandas, que chegavam por múltiplos canais e dificultavam o controle. Com o modelo Enterprise Gateway Marketplace (EGM), todas as regras, políticas e limites de contratação são definidas pela área de Compras, enquanto os times ganham autonomia para requisitar fornecedores dentro dessas diretrizes, de forma padronizada, rastreável e conforme o compliance.

O resultado é um fluxo mais ágil, centralização de dados e geração contínua de inteligência sobre gastos, fornecedores, diversidade e performance. A tecnologia apoia desde o briefing até o acompanhamento dos projetos, criando visibilidade em tempo real e facilitando ajustes de rota. Segundo Flávia, o processo se tornou mais intuitivo, seguro e eficiente, atendendo às necessidades tanto de Marketing quanto de Compras.

Encerrando o painel, Daniel Prianti destacou o papel crescente da inteligência artificial na evolução do Procurement, com a atuação da IA já integrada à plataforma da BPool, apoiando desde a estruturação de demandas até negociações, e com avanços futuros na adoção de agentes autônomos.

A experiência apresentada pela L’Oréal ilustra como tecnologia, governança e colaboração entre áreas podem coexistir de forma prática, transformando um processo tradicionalmente complexo em uma operação mais estratégica, integrada e orientada a valor.

A BPool vem apoiando lideranças contemporâneas de marketing e procurement a estruturar relações de trabalho mais inteligentes, conectando grandes empresas a ecossistemas curados de agências, talentos e parceiros, com tecnologia, governança e visão de longo prazo para um mercado mais eficiente, diverso e colaborativo.

 

 

 

💡Google apresenta nova forma de fazer compras online com IA

💡 Uber estreia o Journey Takeover, transformando viagens cotidianas em experiências imersivas de publicidade dentro do aplicativo.

💡 Se aprofunde no relatório completo “Muito além do conflito de gerações” da Amazon Ads e explore mais insights.


O marketing entrou em uma nova fase. E ela não é confortável para quem ainda tenta explicar pessoas complexas com atalhos simples.

 

Nesta edição, isso aparece de forma clara em dois movimentos que se conectam. A pesquisa da Amazon Ads, apresentada pela primeira vez no Brasil no CMO Day da Makers e agora amplificada pelo Estadão, confirma algo que muitos líderes já vinham sentindo na prática: o consumidor deixou de se organizar por idade e passou a se mover por paixões, valores, interesses e contexto cultural.

 

Quando 84% dos brasileiros dizem que seus interesses os definem mais do que o ano em que nasceram, isso mostra como as segmentações tradicionais perderam potência. Falar com “gerações” já não garante relevância, nem conexão real.

 

Temos um mercado mais maduro, consumidores mais conscientes e organizações sendo pressionadas a rever como se relacionam, contratam e constroem valor.

 

Na Makers, seguimos reunindo líderes que não esperam a mudança virar consenso para agir. Antecipar conversas, aprofundar debates e transformar sinais em direção continua sendo o nosso papel.

 

Te desejo uma ótima semana. Grande abraço!

 

 

Ahora, en Makers tenemos muchas ganas de saber de ti:
¿Qué te ha parecido la edición de hoy?

Contenido destacado

Essa é a capacidade que nenhuma IA te vence…

Descubra cómo Makers unió a Avon y Tardezinha en una asociación de belleza y cultura. Explore el impacto de TikTok Shop en el comercio electrónico brasileño, que genera miles de millones al mes. No se pierda las reflexiones del CMO Day, donde los líderes debaten sobre el futuro del marketing.

LEER MÁS >