A era das comunidades e a ascenção das marcas nativas digitais

Como as comunidades estão moldando o futuro das marcas.

Resumo editorial:
O playbook, explora a era das comunidades e a ascensão das marcas nativas digitais. A partir do case da Gummy, o material revela como construir e nutrir comunidades para gerar crescimento sustentável com autenticidade, propósito e conexão real. O conteúdo traz aprendizados compartilhados por Guilherme Mendonça, CEO da Gummy, além de referências práticas sobre marketing de influência e o papel da inteligência artificial no fortalecimento de vínculos entre marcas e pessoas.

5 insights acionáveis:

  1. Cliente no centro, sempre. A Gummy construiu seu sucesso ouvindo e cocriando com o consumidor. A opinião do cliente é a bússola estratégica mesmo quando desafia preferências internas.

  2. Os 4 pilares da comunidade. Propósito em comum (com um “inimigo” compartilhado), meio de conexão (redes sociais e influenciadores), liderança ativa e linguagem própria formam a base para transformar um grupo em uma comunidade viva. O verdadeiro valor está na sensação de progresso coletivo.

  3. Como manter a comunidade viva. Declare a causa, conte histórias reais, crie rituais e eventos de conexão e tenha coragem de dizer “não” ao que não representa seus valores. Comunidades fortes crescem pela coerência.

  4. Influência com propósito. O marketing de influência é o futuro da conexão. Avaliar influenciadores pelo alinhamento de valores, relevância e impacto (e não apenas alcance) gera relações mais autênticas e resultados sustentáveis.

  5. IA como amplificadora da inteligência humana. Na Gummy, a inteligência artificial foi integrada a todos os processos — do treinamento à liderança para aumentar eficiência, criatividade e impacto sem perder a humanidade.

“O futuro das marcas pertence a quem constrói comunidades com propósito — e usa tecnologia para amplificar o que é genuíno.”

Conteúdos em destaque

Playbook: CMO Day Round 1

GenAI: O futuro do marketing já começou Como a Inteligência Artificial Generativa está reinventando a criatividade, os dados e os modelos de negócio. Resumo editorial:Durante um evento exclusivo da Makers em parceria com a Accenture Song, mais de 40 CMOs se reuniram para discutir o impacto da GenAI. O playbook

LEIA MAIS >

Seu KPI está incentivando a inovação ESG?

Em discussões estratégicas, observei um grande desafio: as ferramentas que usamos para medir o sucesso ainda estão ancoradas em modelos do passado, enquanto o panorama dos negócios evolui rapidamente. Isso nos leva a uma reflexão importante: de que forma seu modelo de negócio contribui positivamente para o ecossistema do qual

LEIA MAIS >

Não há inovação em ambientes tóxicos e de exaustão

Segundo o relatório da Gallup 2025, somente 21% das pessoas estão engajadas no trabalho. Olhamos ao redor e vemos pessoas exaustas, sobrecarregadas e pouco motivadas ou criativas. Vivemos apáticos, entediados, trabalhando por necessidade e não por senso de significado ou de realização. O mundo vem mudando completamente, mas nossa relação

LEIA MAIS >