A era das comunidades e a ascenção das marcas nativas digitais

Como as comunidades estão moldando o futuro das marcas.

Resumo editorial:
O playbook, explora a era das comunidades e a ascensão das marcas nativas digitais. A partir do case da Gummy, o material revela como construir e nutrir comunidades para gerar crescimento sustentável com autenticidade, propósito e conexão real. O conteúdo traz aprendizados compartilhados por Guilherme Mendonça, CEO da Gummy, além de referências práticas sobre marketing de influência e o papel da inteligência artificial no fortalecimento de vínculos entre marcas e pessoas.

5 insights acionáveis:

  1. Cliente no centro, sempre. A Gummy construiu seu sucesso ouvindo e cocriando com o consumidor. A opinião do cliente é a bússola estratégica mesmo quando desafia preferências internas.

  2. Os 4 pilares da comunidade. Propósito em comum (com um “inimigo” compartilhado), meio de conexão (redes sociais e influenciadores), liderança ativa e linguagem própria formam a base para transformar um grupo em uma comunidade viva. O verdadeiro valor está na sensação de progresso coletivo.

  3. Como manter a comunidade viva. Declare a causa, conte histórias reais, crie rituais e eventos de conexão e tenha coragem de dizer “não” ao que não representa seus valores. Comunidades fortes crescem pela coerência.

  4. Influência com propósito. O marketing de influência é o futuro da conexão. Avaliar influenciadores pelo alinhamento de valores, relevância e impacto (e não apenas alcance) gera relações mais autênticas e resultados sustentáveis.

  5. IA como amplificadora da inteligência humana. Na Gummy, a inteligência artificial foi integrada a todos os processos — do treinamento à liderança para aumentar eficiência, criatividade e impacto sem perder a humanidade.

“O futuro das marcas pertence a quem constrói comunidades com propósito — e usa tecnologia para amplificar o que é genuíno.”

Conteúdos em destaque

Play The Future: Códigos Culturais como Conexão Genuína

Na manhã de 12 de agosto de 2025, a Makers reuniu alguns dos principais líderes de marketing do país para uma imersão profunda no que move a publicidade contemporânea: cultura, pluralidade e comportamento.O encontro marcou o primeiro capítulo da parceria entre a Makers e o Netflix Ads, e trouxe à

LEIA MAIS >

Roundtable Makers: O Brasil se conecta por sotaques

Na noite de 11 de agosto de 2025, a comunidade Makers se reuniu para mais uma de suas Roundtables, desta vez em parceria com o Grupo RBS. O encontro trouxe à mesa CMOs e líderes de marketing para discutir um tema que atravessa fronteiras e sensibilidades: “O Brasil se conecta

LEIA MAIS >

Crystal Moments: Presença é a Nova Liderança

Entre metas e reuniões, existe um tempo que não volta.É o tempo que se dissolve entre e-mails, calls e apresentações — e que, muitas vezes, deixa para trás momentos que jamais poderiam ser repetidos. O Crystal Moments nasce dessa consciência:A primeira vez que o filho anda.O bilhete rabiscado com um

LEIA MAIS >