A era das comunidades e a ascenção das marcas nativas digitais

Como as comunidades estão moldando o futuro das marcas.

Resumo editorial:
O playbook, explora a era das comunidades e a ascensão das marcas nativas digitais. A partir do case da Gummy, o material revela como construir e nutrir comunidades para gerar crescimento sustentável com autenticidade, propósito e conexão real. O conteúdo traz aprendizados compartilhados por Guilherme Mendonça, CEO da Gummy, além de referências práticas sobre marketing de influência e o papel da inteligência artificial no fortalecimento de vínculos entre marcas e pessoas.

5 insights acionáveis:

  1. Cliente no centro, sempre. A Gummy construiu seu sucesso ouvindo e cocriando com o consumidor. A opinião do cliente é a bússola estratégica mesmo quando desafia preferências internas.

  2. Os 4 pilares da comunidade. Propósito em comum (com um “inimigo” compartilhado), meio de conexão (redes sociais e influenciadores), liderança ativa e linguagem própria formam a base para transformar um grupo em uma comunidade viva. O verdadeiro valor está na sensação de progresso coletivo.

  3. Como manter a comunidade viva. Declare a causa, conte histórias reais, crie rituais e eventos de conexão e tenha coragem de dizer “não” ao que não representa seus valores. Comunidades fortes crescem pela coerência.

  4. Influência com propósito. O marketing de influência é o futuro da conexão. Avaliar influenciadores pelo alinhamento de valores, relevância e impacto (e não apenas alcance) gera relações mais autênticas e resultados sustentáveis.

  5. IA como amplificadora da inteligência humana. Na Gummy, a inteligência artificial foi integrada a todos os processos — do treinamento à liderança para aumentar eficiência, criatividade e impacto sem perder a humanidade.

“O futuro das marcas pertence a quem constrói comunidades com propósito — e usa tecnologia para amplificar o que é genuíno.”

Conteúdos em destaque

Não adianta responder certo para perguntas erradas

“A sabedoria é a leitura do tempo.” Milton Lavor Quem trabalha com marketing e comunicação não chegou aqui por acaso. Tem paixão por criação, comportamento, estratégia. Gosta de ver o impacto acontecer. Mas essa intensidade tem uma armadilha: a gente começa a dar importância demais para as perguntas erradas. Tipo:

LEIA MAIS >