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SEUS INSIGHTS DA SEMANA
• 10 CMOs, 1 economista da Mastercard e os dados que mudam tudo sobre o futuro das marcas.
• O marketing está mudando mais rápido do que as equipes conseguem acompanhar. Você está pronto?
• A Serasa personalizou o marketing para 100 milhões de pessoas. E os resultados foram brutais.
• Orçamento de Marketing para 2025: Veja os insights de mais de 11.000 CMOs

10 CMOs, 1 economista da Mastercard e os dados que mudam tudo sobre o futuro das marcas.
Na última semana, realizamos mais uma edição da Roundtable by Makers, nosso encontro estratégico que reúne CMOs por trás das maiores marcas do Brasil para conversas que saem do óbvio e entram no que realmente importa.
O convidado da vez foi Gustavo Arruda, Economista-Chefe da Mastercard, que trouxe uma análise afiada sobre dados reais de consumo e comportamento no Brasil. O resultado foi uma conversa que transformou incertezas em direção estratégica.
Alguns dos dados e insights exclusivos da nossa mesa para você:
- Planejamento estratégico está encurtando: empresas trabalham com janelas de 3 anos e as techs de 1 ano. A intenção é acompanhar as mudanças aceleradas no comportamento do consumidor.
- A Geração Alpha ainda não é o foco (mas será): o impacto real virá quando completarem 60 anos e dominarem a demografia ativa do país.
- Nos próximos 25 anos, o Brasil crescerá apenas 3 milhões de pessoas. Nos últimos 25, crescemos 40 milhões. O consumidor está mudando e o volume também.
- Famílias sem filhos redefinem o consumo: a faixa de crianças de 0 a 9 anos caiu de 35 para 25 milhões e vai cair mais. Produtos e experiências precisarão se adaptar a um novo modelo familiar.
Quando as mentes mais estratégicas do mercado se encontram, o próximo passo deixa de ser aposta e vira decisão.
Quer ver mais sobre a experiência?
Clique aqui e veja o vídeo com os CMOs que estiveram na Roundtable.


O marketing está mudando mais rápido do que as equipes conseguem acompanhar. Você está pronto?
Reflexões de Daniel Prianti, Co-Founder da BPool
Na sua trajetória, Daniel já viveu o marketing de todos os lados: liderou áreas em grandes empresas, fundou e vendeu a agência Router, empreendeu iniciativas de impacto e, hoje, como co-fundador da BPool, acompanha os movimentos mais críticos (e urgentes) para quem lidera marcas. A partir de uma recente matéria da Forbes (AI Is Killing Marketing As We Know It) Daniel elenca alguns pontos de atenção:
- O SEO perdeu o trono:
A busca migra dos navegadores tradicionais para plataformas de IA generativa o chamado GEO (Generative Engine Optimization). Marcas que não aparecem direto nas respostas das IAs simplesmente desaparecem.
- Agentes de IA já compram sozinhos:
A revolução AI-to-AI já começou. Estamos entrando num mundo onde o cliente e a marca são representados por inteligências artificiais, que interagem e negociam entre si.
- Silos são derrubados
Tudo se conecta: produto, preço, suporte e, dessa forma, marketing, vendas e atendimento se fundem em jornadas únicas, exigindo dados integrados e mensagens coerentes em todos os pontos de contato.
- O trabalho está virando código:
Mais de 30% das tarefas de marketing já devem ser executadas por IA nos próximos anos. Esse cenário abre espaço para quem combina estratégia, criatividade, tecnologia e gestão de times híbridos.
Atenta às necessidades dos profissionais de marketing, a BPool relançou seu módulo para eventos, ativações e projetos especiais. “Proposals” agora combina IA para briefing, otimização de budget, padronização de propostas, centralização de pagamentos e automação de controle.


A Serasa personalizou o marketing para 100 milhões de pessoas. E os resultados foram brutais.
+138% de cliques. +50% de conversão. -40% no tempo de produção. Isso não é campanha. É tecnologia.
Não era sobre falar com todo mundo.
Era sobre falar com cada um.
A Serasa, com apoio da Salesforce, montou uma engrenagem de dados, IA e decisões em tempo real que entende o momento financeiro de cada cliente e age com precisão cirúrgica.
O resultado?
- +138% na taxa de cliques em campanhas personalizadas
- +50% de conversão em ofertas direcionadas
- –40% no tempo de produção de conteúdo
- Mensagens mais humanas, relevantes e entregues no canal e hora certa
Um salto histórico na performance e, mais importante, na forma de se relacionar com o consumidor.
Mas o mais valioso está nos bastidores: como a Serasa transformou essa escala em personalização real?
Descubra agora no case completo no link abaixo.


Orçamento de Marketing para 2025: Veja os insights de mais de 11.000 CMOs
A nova edição da Pesquisa CMO escutou mais de 11.000 líderes de marketing pelo mundo. O relatório traz dados valiosos para quem está reavaliando sua estratégia e estrutura orçamentária neste cenário desafiador.
Entre os principais achados:
Orçamentos de marketing representam agora 9,4% das receitas e 11,4% dos budgets totais das empresas, crescimentos importantes.
O investimento em IA no marketing dobrou desde 2022 e deve chegar a 44,2% da operação em 3 anos.
92% das marcas vão aumentar o investimento em marketing de criadores em 2025.
Pressão por ROI real cresceu: 63% dos CMOs sentem maior cobrança dos CFOs.
Contratações em marketing mudaram: funcionários full-time caíram de 82% para 77%; cresce o uso de freelancers e contratos parciais.
Apesar de tudo, os investimentos em mídia social continuam superestimados mais uma vez, as projeções não se concretizaram.
Quer ver todos os números, análises e tendências que estão orientando os CMOs mais estratégicos do mundo?
Leia o relatório completo aqui

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Fala, Time.
Como vimos nesta edição, liderar marketing hoje é como jogar xadrez em um tabuleiro que muda de forma o tempo todo.
Quem espera certezas, chega sempre depois.
De uma Roundtable com os maiores CMOs do país a cases como o da Serasa e os dados globais sobre orçamento de marketing, reforça um ponto: A velocidade da mudança já superou a capacidade de resposta das estruturas tradicionais.
E quero aproveitar e te convidar para o Round 2 do CMO Day que acontecerá dia 22 de julho em São Paulo.
A Makers abriu 3 vagas exclusivas do CMO Day para você poder concorrer e viver essa experiência.
O sorteio acontece em uma semana, no dia 14 de julho. Para participar, basta se inscrever e já estará concorrendo a uma das três vagas.
Clique agora abaixo e tenha a chance de estar junto com a gente e os maiores CMOs do Brasil!


