Empresas movidas a dados superam significativamente seus pares

Existem atualmente 40 trilhões de gigabytes de dados por aí – isso é mais dados do que grãos de areia na terra. E mais está vindo. É possível obter inteligência acionável e lucrativa dessa avalanche de informações? Para se tornar uma empresa movida a dados, em vez de uma empresa danificada por dados? Queríamos descobrir.

No último relatório do  Capgemini Research Institute  –  A empresa movida a dados: por que as organizações devem fortalecer seu domínio de dados  –  entrevistamos 500 executivos de tecnologia e 500 executivos de negócios, conduzimos entrevistas detalhadas com mais de 15 executivos e examinamos a relação entre o domínio dos dados e o desempenho financeiro das organizações. Descobrimos que as organizações ainda têm algum terreno a percorrer quando se trata de tomada de decisões e ações baseadas em dados, com apenas 39% transformando insights baseados em dados em uma vantagem competitiva sustentável. Isso pode ocorrer porque apenas 20% dos executivos de negócios confiam em seus dados, geralmente por serem de baixa qualidade. A pequena minoria que o faz, no entanto, desfruta de uma vantagem significativa de desempenho em relação ao resto, vendo rentabilidade até 22% maior e receita 70% maior por funcionário. Estes são os “ Data Masters ”.

Os Data Masters sabem como usar os dados para proteger os resultados de negócios. Eles são capazes de transformar dados e percepções em ações porque têm a infraestrutura, a governança e as operações necessárias. Além disso, eles sabem como aproveitar dados externos e aprimorar seus insights, para sua vantagem considerável.

Não basta apenas ter os dados. Você tem que aprender a confiar nele e também saber como usá-lo. Para obter mais informações sobre como sua organização pode se tornar um mestre de dados,  baixe o relatório .

Conteúdos em destaque

CMO Day Round 4: The Future of AI Work

No dia 14 de outubro de 2025, a Makers realizou mais uma edição do CMO Day, o encontro que reúne as maiores lideranças de marketing do país para debater os rumos e desafios do setor. Nesta quarta rodada, em parceria com a monday.com, o tema central foi “O Futuro do

LEIA MAIS >

Meetup: The Future of Media Download

No dia 8 de outubro de 2025, pela primeira vez, a Makers e o Amazon Ads abriram os bastidores do marketing para as lideranças que transformam visão em execução. O The Future of Media Download reuniu heads, gerentes e líderes de marketing para um encontro tático e inédito, focado em

LEIA MAIS >

Seu KPI está incentivando a inovação ESG?

Em discussões estratégicas, observei um grande desafio: as ferramentas que usamos para medir o sucesso ainda estão ancoradas em modelos do passado, enquanto o panorama dos negócios evolui rapidamente. Isso nos leva a uma reflexão importante: de que forma seu modelo de negócio contribui positivamente para o ecossistema do qual

LEIA MAIS >