TikTok em Contagem Regressiva: O Fim Pode Estar Chegando nos EUA

Depois de muitos anos de tentativas para banir o TikTok nos Estados Unidos, o Supremo Tribunal do país tomou uma decisão unânime e agora exigiu que a ByteDance, dona do TikTok, venda sua parte no app ou ele será proibido no país. Essa decisão vem depois que um tribunal de apelações manteve a lei que obrigaria a venda ou o banimento do app, que foi sancionada pelo Congresso no ano passado. A proibição deve entrar em vigor já no domingo, 19 de janeiro – um dia antes da posse do presidente eleito Trump.

Embora o Supremo tenha reconhecido a importância do TikTok para milhões de americanos, a decisão se baseou em preocupações de segurança nacional sobre a coleta de dados pela plataforma e sua conexão com a China, que é vista como um adversário.

E Agora, Como Fica o Marketing?

Com a proibição se aproximando, muita gente no mercado já está se preparando para as consequências. O TikTok se comprometeu a reembolsar os anunciantes pelos valores investidos, mas alguns profissionais de marketing estão com um pé atrás por causa da falta de garantia legal sobre esses reembolsos.

De acordo com eMarketer, a Meta (Facebook e Instagram) deve receber cerca de 40% dos gastos com anúncios que seriam usados no TikTok. Mas, para muitos criadores de conteúdo, a ideia de migrar para as plataformas da Meta não é nada atraente.

Além disso, muitos usuários do TikTok estão se virando para outras alternativas, como o Xiaohongshu (RedNote), um app chinês, como forma de protesto. Mas, por enquanto, a maioria não vê essa plataforma como uma substituta de longo prazo. Há também novas opções surgindo, como o Neptune, mas ainda está em fase de testes.

Ainda não sabemos quais serão os efeitos da proibição para a indústria que depende do TikTok para aumentar a visibilidade e as vendas, mas criadores como Maddy Mitchell já estão avisando que os legisladores não têm ideia do impacto do TikTok na economia. Ela compartilhou que, muitas vezes, foi na Target (rede de lojas de varejo dos Estados Unidos) tentar comprar algo que viu no TikTok e o produto já estava esgotado. E não é só isso: músicos, filmes e livros têm ganhado popularidade e visibilidade graças à plataforma.

O futuro do marketing digital e das redes sociais está sendo repensado, e, com isso, o TikTok deixa claro que tem um papel fundamental no comportamento de consumo e na interação com marcas e produtos.

Conteúdos em destaque

Seu KPI está incentivando a inovação ESG?

Em discussões estratégicas, observei um grande desafio: as ferramentas que usamos para medir o sucesso ainda estão ancoradas em modelos do passado, enquanto o panorama dos negócios evolui rapidamente. Isso nos leva a uma reflexão importante: de que forma seu modelo de negócio contribui positivamente para o ecossistema do qual

LEIA MAIS >

Não há inovação em ambientes tóxicos e de exaustão

Segundo o relatório da Gallup 2025, somente 21% das pessoas estão engajadas no trabalho. Olhamos ao redor e vemos pessoas exaustas, sobrecarregadas e pouco motivadas ou criativas. Vivemos apáticos, entediados, trabalhando por necessidade e não por senso de significado ou de realização. O mundo vem mudando completamente, mas nossa relação

LEIA MAIS >